projetando_01

O Laboratório de Projetos de Arquitetura e Urbanismo e Design é um espaço de aprendizado e desenvolvimento de saberes para a prática do projeto, ligado à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia (LAPEX_FAUeD_UFU).

No Laboratório de Projetos ensaiamos um sistema organizacional que está à revelia do usual em empresas e escritórios, especialmente no campo da criação e desenvolvimento – tão caro ao projeto de arquitetura. Diante das atividades que definem a razão do Laboratório de Projetos existir, prezamos por uma relativa horizontalidade contra a verticalidade hierárquica e criativa, possibilitando que os diferentes saberes dos autores envolvidos em um determinado processo projetual se completem e sejam partilhados.

Histórico

Somos organizados em uma por uma equipe mista, congregada por docentes e técnicos administrativos e com participação ativa de discentes, como estagiários, bolsistas e voluntários.

 

Com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de atividades de extensão, o Laboratório iniciou suas atividades em 1998, pouco após o ingresso da primeira turma de alunos de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade (então chamada FAURB) e desde então oferece soluções projetuais em arquitetura e urbanismo e design, diagnósticos urbanos e ambientais e em desenho industrial, além de apoiar a participação de equipes de docentes e discentes em concursos públicos.

 

Seu objetivo primordial é desenvolver projetos com alta qualidade, garantindo a inserção do discente no processo de trabalho e utilizando o tempo que for necessário para que se possa atender a todos trâmites internos da universidade (há que respeitar uma cadeia de comando e a própria burocracia universitária).

Hoje, o Laboratório ocupa a sala 103 do bloco 5M com 50 m², no Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia. Há mesas individuais para os três técnicos administrativos (dois arquitetos urbanistas e um engenheiro civil), mesas coletivas para os estagiários que desenvolvem projetos e uma grande mesa destinada às reuniões de trabalho. Os computadores, impressoras e materiais de desenho são comprados pelo Laboratório, através do orçamento da própria FAUeD, de editais da UFU e também através de recursos obtidos com as atividades de extensão.

Equipe

Juliano Cecílio Oliveira

docente

LAPEX, coordenador desde 2017

professor doutor, FAUeD/UFU (desde 2011)

arquiteto urbanista (UNIUBE/2002)

Rossana Batista Ferreira Lima

técnica

LAPEX, desde 2012

arquiteta urbanista (FAUeD/UFU, 2009)

Adoniran Tristão

técnico

LAPEX, 2011-2012; desde 2017

arquiteto urbanista (FAUeD/UFU, 2008)

Ricardo Moreira

técnico

LAPEX, desde 2017

engenheiro civil (FECIV/UFU, 200x)

Flávia Fernandes Carvalho

técnica, LAPEX (1998-2011)

arquiteta urbanista

Alunos

Bolsistas

.

.

.

Estagiários

.

.

.

Voluntários

.

.

.

.

 
 
 
juliano.jpeg
adoniran.png